domingo, 17 de junho de 2012

Contos de Fadas Transformam a Vida Real


Diante da repercussão positiva da estrutura e da beleza do desfile, o tema “Leituras e Releituras dos Contos de Fadas” trouxe de volta algumas lembranças da infância de todos os participantes e convidados. Como afirmou a professora Cris Morais, “hoje em dia as pessoas estão sentindo a necessidade de acreditar que o impossível pode se tornar possível, como acontece nos contos de fadas”.

Desde os tempos passados, as pessoas contam histórias, sejam elas fictícias, sejam elas reais. Mas, todas giram em torno de um único ponto de interesse: criar, reproduzir e, usar a imaginação sem limites e, sem se preocupar com o resultado da mistura entre realidade e ficção. E é por isso que o mundo todo se inspira através destes contos, o que representa uma explicação de acreditar que o impossível pode se tornar possível.

Os contos de fadas são, em primeiro lugar, uma expressão viva de nossas vontades e de nossas fantasias. Eles não nasceram do acaso, mas sim de um conjunto de pensamentos traduzido em histórias. E tais histórias, por sua vez, nos ajudam a organizar nossos desejos de forma subjetiva, dando significado aos diferentes sentimentos da vida. 
 
Assim como na história de Rapunzel, o impossível está mais perto
do possível do que imaginamos

Sendo assim, nossa subjetividade constitui-se a partir dessas histórias. São histórias que falam a nosso respeito, a respeito de nossos sonhos e de nossa vida como um todo. De histórias “paralelas”, como diria o escritor e professor Malba Tahan, “em que nosso ser e nossos laços se veem representados por personagens, enunciados através de palavras, encenados através de fotografias, pinturas e ações que nos são expostas”.

Diante disso, os contos de fadas, de ontem e de hoje, nos colocam em contato com o nosso mundo interior. Relatam a convivência humana, suas crenças e valores, ao mesmo tempo em que nos ajudam a corrigir os nossos sentimentos. São capazes ainda de nos descrever e, principalmente, de nos constituir como seres humanos mais completos e felizes.

Com um toque de mágica, Cinderela viu que seus desejos
podem se transformar em realidade

Acreditar em contos de fadas é acreditar que o impossível está mais perto do possível do que podemos imaginar. É acreditar que nenhum mal é capaz de vencer o bem, e que a vida é feita de diversos obstáculos no caminho e que sempre sabemos como tirá-los de nossa frente. E hoje, diante de uma vida tão intimista, onde a ambição e a falta de sentimento tomaram a consciência das pessoas, reviver as lembranças de infância é uma maneira de fugir desta realidade.
Esta vontade de fazer o impossível virar possível ganhou tamanha força que pode ser a esperança diante de uma vida tão “realista” que vivemos.   

Post: Talita Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário