domingo, 17 de junho de 2012

Figurino do Desfile Moderniza Personagens Clássicos


          Com início pontual, às 21h, o desfile da turma de Moda foi bem fiel ao tema “Leituras E Releituras Dos Contos de Fadas”. Com predominância de tecidos como tafetá, veludo, renda e algodão, os estilistas priorizaram a pegada urbana e moderna de cada personagem.

          Os 12 looks, compostos por uma cartela de cores ampla, explorou de ponta a ponta o conceito do bem versus mal, partindo de cores pasteis, passando por tons terrosos, cores vibrantes, até os tons escuros, com preto e metalizado.

          Com duração de aproximadamente 10 minutos, as produções mais bem recebidas pelo público foram a de Alice no País das Maravilhas e a criação inspirada em João e Maria, o último figurino desfilado e a única criança entre modelos adultos do sexo feminino e masculino.

Alice no País das Maravilhas e Maria

          Rafael Ramos, estilista que escolheu retratar o personagem Gato de Botas devido a sua esperteza, elegância e destreza, criou uma proposta equilibrada com a cor preta, que remete discrição e contou também com um chapéu inovador, “No chapéu quis trabalhar a curva, dar um toque sensual e também demonstrar a agilidade do gato”.

Gato de Botas

          Barbara Onoda, criadora do figurino inspirado na história de João e Maria, usou como base a história traduzida por Ruth Rocha. Com essa inspiração, a estudante usou materiais como algodão e poá, além de inovar com alto relevo e plástico. As cores escolhidas foram vivas e chamativas, predominando o amarelo e vermelho. “Eu queria que fosse bem criança mesmo, mostrar o lado infantil e bonitinho da história. Retratar tudo de forma muito real, com doces no chapéu e no bolso” revelou Barbara.

A inspiração de Barbara Onoda foi a história de João e Maria

          Alice Egydio, que desfilou a própria criação, abordou um conceito bem definido. Inspirada pelo filme da Disney, seu figurino retratou uma Alice perdida no país das maravilhas e de luto (no filme a personagem está de casamento marcado mesmo contra sua vontade). Os tecidos usados foram o cetim, a renda, organza e plumas. As cores, branca e preta, remetem que mesmo as mulheres independentes, como a personagem, se sentem presas no histórico que elas carregam, por isso as duas cores são misturadas entre si.  Os acessórios foram meticulosamente pensados por Alice, com destaque para a cor vermelha, como no filme.


Os acessórios em destaque na composição do figurino de Alice

          Mesclar os dois mundos do personagem O Caçador (da históriada Branca de Neve) com o do homem urbano é a proposta do estilista Bruno Rigo, que mistura elementos como pelo sintético, lá, cetim e algodão. As cores usadas são predominantemente escuras , como define o estudante “Esse homem desaparece na floresta e ele tem que desaparecer na cidade.”



O Caçador


Post: Camila Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário