domingo, 17 de junho de 2012

O Grande Figurino de Branca de Neve e o Caçador


          Ainda com o tema de Leituras e Releituras dos Contos de Fadas em pauta, se tratando de figurino, o filme Branca de Neve e o Caçador (Snow White and The Huntsman) é um deleite para os olhos. É difícil um filme hollywoodiano com pegada medieval não impressionar neste quesito, e com esse filme não foi diferente.

Branca de Neve e o Caçador

          O figurino foi desenhado por Colleen Atwood, ganhadora de 3 Oscars (ela teve 9 indicações). A figurinista revelou à MTV Americana que seu trabalho é criar trajes que ajudem a inspirar os atores em seus papéis, mas, mais importante, é ajudar a avançar o enredo.

Colleen Atwood com figurino do filme ao fundo

          Apesar de a Branca de Neve ser a protagonista da história, se tratando de figurino, a Rainha má Ravenna é incontestavelmente a personagem de destaque. Há uma gola feita de chifre de besouro, um vestido feito de asas de besouro, uma capa feita de penas de pavão modificadas e moldadas, ou seja, há uma mistura inovadora de alta costura, realeza e maldade.

O figurino da Rainha Ravenna

          Como a própria Colleen descreve “Os figurinos ficam cada vez mais espectrais e com nuances de insetos conforme o filme progride. Há muitos elementos da morte em seus trajes, por isso usamos várias penas, caveiras, ossos pequenos.” Ela complementa “o diretor Rupert Sanders queria que os vestidos de Ravela simulassem um apodrecimento progressivo que representariam a decadência física e psicológica da personagem.” Há também outros elementos exóticos nos vestidos da personagem, como couro drapeado, escamas, paetês de couro, cristais e crina de cavalo, tudo feito à mão.


Vestido de penas da Rainha Ravenna

                A Branca de Neve no início do filme possui mais feminina, inclusive mostrando os ombros de uma forma provocante e sensual, mas no decorrer da história ela vai se transformando até se vestir como um homem. Com legging por baixo do vestido e botas, que facilitam as cenas de ação. No fim, confirmando seus status de guerreira, a personagem usa uma armadura esculpida a mão. O figurino nas palavras de Colleen ‘’ Decidimos fazê-lo de camurça com detalhes em bordado e um pouco de metal, para refletir que ela talvez tenha algo de realeza, mas sem muito brilho.”

O figurino de Branca de Neve

                    O figurino do caçador é mais pratico para facilitar a forma com que ele carrega suas armas e foi feita de materiais de florestas, como diferentes tipos de couros de búfalo, e todos os tipos de couro costurados a mão. Há também uma blusa de lã rústica artesanal para representar sua natureza orgânica.

O figurino do Caçador

                 Colleen criou mais de 1000 figurinos para o filme e lançou uma coleção exclusiva com 12 peças inspiradas no longa-metragem para a HSN.

Veja mais no vídeo abaixo:




Post: Camila Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário