quinta-feira, 17 de maio de 2012

Democratizar a Informação é a Tendência do Jornalismo


           O Jornalismo Colaborativo é uma espécie de jornalismo que conta com a colaboração de pessoas comuns, ou seja, pessoas que não são profissionais da área jornalística podem ajudar na elaboração de uma matéria. É uma colaboração importante quando as mesmas participam com matérias atuais, interessantes e até mesmo com matérias que podem representar algum “furo” excepcional.

Jornalismo cidadão ativo na manifestação da Síria

Porém, é preciso ter cuidado quando falamos deste tipo de jornalismo. Sem dúvida, é importante termos a participação da sociedade nas notícias, já que através disso conseguimos observar o seu interesse, os assuntos que mais chamam a atenção e o que podemos explorar através deles. O fato é que estas pessoas não são especializadas no ato de “fazer jornalismo” e, toda a sua contribuição representa um símbolo de democracia e colaboração. Nada mais do que isso.

Nada mais do que isso porque não devemos confundir o ato de colaborar com o ato de se fazer jornalismo. É óbvio que muitas vezes “furos” jornalísticos aparecem graças a esta prática e, as pessoas se sentem importantes com o ato de poder “contribuir”. Todavia, o trabalho de apurar, elaborar e projetar a matéria deve ficar por conta do profissional, ou seja, por conta do jornalista de profissão. Isto porque mesmo se tratando de algo colaborativo, envolve os preceitos básicos do jornalismo: credibilidade, checagem, apuração e imparcialidade.

      Se assim acontecer, o jornalismo só tem a ganhar com esta colaboração “social”. Indubitavelmente, esta é a tendência da era atual: as pessoas querem participar, opinar e expor seus interesses. E aí está uma grande chance de democratizar a informação. Democratizar de forma positiva e fazer com que a sociedade seja mais presente, mais participativa e antenada nos acontecimentos. Basta fazer do jornalismo colaborativo um aliado à era comunicacional que estamos enfrentando nos dias atuais. 

Post: Talita Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário