quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Polêmicas Muito Além de 140 Caracteres

     
 
       Os Jogos Olímpicos de Londres de 2012 foram os primeiros Jogos da era das redes sociais, principalmente do twitter. Se por um lado foi excepcional, pois a quantidade de informações sobre os participantes e o evento foi muito maior, por outro teve consequências nada boas para os atletas.
 
      Após os Jogos Olímpicos de 2008 que foram realizados na China, país que historicamente exerce forte controle sobre a internet e redes sociais, um ano depois, no Congresso anual da entidade, o COI (Comitê Olímpico Internacional) dedicou atenção especial às redes sociais. Essa preocupação gerou um manual de conduta e impôs uma série de restrições aos atletas. O COI vetou mensagens sobre patrocinadores pessoais e criou normas para o formato dos textos.
 
     Essas regras geraram um protesto de um grupo de atletas dos Estados Unidos, que usaram tweets com o texto “Estou honrado de ser um atleta olímpico, mas exigimos mudanças nas regras”. A contestação era exatamente a restrição de fazer publicidade pessoal, que também atingem treinadores e funcionários das delegações nacionais.
 
      Um caso bem mais sério aconteceu com a grega Voula Papachristou, do salto triplo, que foi expulsa do evento por ter feito comentário racista. Ela teria escrito em sua conta pessoal no twitter a seguinte frase “Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo comerão comida caseira”.
 
O preconceito da atleta grega Voula Papachristou

     A goleira norte-americana Hope Solo não recebeu uma punição severa, mas foi advertida. Ela publicou uma mensagem criticando Brandi Chastain, comentarista de TV, que havia falado mal do desempenho dela em Londres “É muito ruim não termos comentaristas que representem melhor o time e saibam sobre o jogo. O jogo mudou de uma década atrás”, escreveu a goleira no twitter.
 
A goleira da seleção americana Hope Solo
 
     No Brasil, o caso mais polêmico envolveu a judoca Rafaela Silva, que saiu de Londres sem medalha após tem sido eliminada por ter dado um golpe ilegal. A atleta foi duramente criticada no twitter por alguns internautas, respondeu e trocou ofensas com eles. O problema ficou ainda maior quando um dos internautas extrapolou e fez ofensas racistas à judoca.
 
A dor da judoca brasileira Rafaela Silva após eliminação
 
     Por meio de mensagens polêmicas, discussões e até interação com outros, as redes sociais viraram a grande arma dos atletas para evitar a reclusão dos Jogos Olímpicos. Só que boa parte desses usuários não tem a menor ideia com quem tipo de pessoa estão lidando.
 
Post: Suelyn Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário